"APRENDENDO A NAVEGAR NO CONHECIMENTO PARA UMA VIDA MAIS HUMANA."
Lema do Projeto Político Pedagógico

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PROJETO RÁDIO ESCOLA - ELEIÇÃO

Após o encontro com o radialista começamos a pensar como seria o nome da rádio.
NOMES DA RÁDIO
Rádio Tudo é possível
Rádio 7ª Estação
Rádio 171 – “A Rádio do momento”
Rádio Acácio – “A rádio do recreio”
Rádio Recreio
Rádio da Galera
Rádio Colméia
Rádio Cacaraca Pública
Rádio Obsesso ou Obsessão
Rádio Pânico na Escola
No dia 26 de Agosto, quarta-feira, elencamos, através de eliminação por critérios de coerência, três nomes para a Rádio.
Rádio 7ª Estação – “A rádio que sintoniza você”
Rádio Galera – “Onde tudo é possível”
Rádio Colméia
Destes três nomes, combinamos com o grupo de fazer uma eleição para escolher o nome, no dia 28 de Agosto, sexta-feira na hora do recreio. A turma fez grupos de trabalho para turno da tarde. Alunos que se prontificaram em organizar a eleição no período vespertino: Guilherme, Gisele, Joana, Mariane, Débora, Ellen, Tainá, Felipe, Gabriel, Ana Luzi, Lucas, Felipe e Maria Eduarda.
No dia 28 de agosto o processo eleitoral no período matutino ocorreu com a turma inteira, colocamos som e projetor multimídia com algumas fotos da escola. No período vespertino os alunos: Gisele, Mariane, Maria Eduarda, Sara, Ellen, Débora, Joana, Filipe e Tainá passaram nas salas divulgando a eleição e organizaram o local da votação.


No dia 02 de setembro fizemos a contagem dos votos em sala de aula tendo o seguinte resultado: RÁDIO GALERA – “Onde tudo é possível”
RÁDIO GALERA - 138 votos
RÁDIO 7ª ESTAÇÃO – 127 votos
RÁDIO COLMÉIA – 79 votos

APRESENTAÇÃO - TURMA PROJETO INTEGRAL

Na semana passada a turma do Projeto Integral, Profª Deise avaliou e apresentou o trabalho realizado na sala informatizada sobre pesquisa e produção em Power Point sobre as Regiões Brasileiras.
O grupo avaliou:
PONTOS POSITIVOS - trabalhar em equipe fica mais amigo, ajudar o amigo, aprender a ler e escrever com o amigo, aprendizado sobre a energia elétrica(alguns achavam que o posto produzia a luz!), conhecer mais o amigo e fazer o trabalho pela 2ª vez(quem perdeu ao salvar), foi melhor.
PONTOS NEGATIVOS - não conseguir trabalhar em grupo, brincadeiras dos amigos atrapalhando a atividade e fazer sozinho quando o parceiro não vem.
Nesta avaliação, percebemos o quanto foi importante para o crescimento do aluno enquanto ser humano, além de pesquisar os conteúdos propostos pela professora, o trabalho em grupo. Realizaremos mais atividades em grupo!
Por problemas técnicos, de 05 produções somente 02 foram salvas corretamente. Destas, os alunos apresentaram o que produziram, seguido de intervenção da professora que aproveitou para re-explicar, comparando as regiões, os conteúdos estudados: clima, relevo, vegetação.

RECEITAS DAS TURMA 31 E 32

AQUI ESTÃO ALGUMAS RECEITINHAS GOSTOSAS!!!
Estas receitas foram digitalizadas pelos alunos no Programa Word com a intenção de fazer um Livro de Recitas da Turma.
BOLO DE BANANA
Ingredientes
4 bananas nanicas amassadas
½ copo de farinha de trigo
½ copo de farinha de rosca
½ copo de açúcar mascavo
5 colheres sopa de maisena
3 colheres de sopa de nozes picadas
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 vidro de leite de coco
½ copo de óleo
Modo de preparo
Mistura os ingredientes secos em uma tigela e em seguida a banana amassada, o leite de coco e o óleo.
Mexer vagarosamente com uma colher de pau ou pão-duro,até torna-se uma massa cremosa.
Juntar com óleo e farinha de trigo em uma forma redonda alta.
Colocar a massa e levar ao fogo pré aquecido.
RECEITA ESCOLHIDA E ESCRITA POR NYANK MATHEUS PAZ DA SILVA

BOLINHO FRITO
INGREDIENTES
½ de farinha
250ml de água
1 colher de sopa de sal
1 colher de fermento em pó
MODO DE FAZER
Misture tudo em uma vasilha.
Fazer bolas e frite.
Servir com áçucar por cima.
RECEITA ESCOLHIDA E ESCRITA POR IGOR DEMIAN OLIVARES

BIOGRAFIA DE PINTORES FAMOSOS

As turmas 61 e 62, Profª Ana Rita, disciplina de Português, estão desenvolvendo pesquisa na internet sobre biografia com registro no Programa Word.
O conteúdo sobre biografia foi trabalhado em sala de aula e a partir da pesquisa os alunos irão elaborar o texto com imagen do pintor e obra e a bibliografia(site) utilizada.
No início do trabalho conversamos sobre o ato de pesquisar, do famoso "copie e cole" e sobre a formatação do trabalho no programa Word, pois estamos percebendo que muitos alunos tem facilidade em lidar com o computador, ou seja na internet, mas na utilização das ferramentas dos programas ainda falta mais exploração.

JOGOS NA INTERNET

A turma 41, Profª Chaiane, trabalhou conteúdos matemáticos, as 4 operações com os jogos do site: www.atividadeseducativas.com.br
Apesar de nossa internet ser vagarosa para carregar os jogos, os alunos adoraram, um jeito gostoso de aprender brincando!

PROJETO APOIO PEDAGÓGICO

As turmas do PROJETO APOIO PEDAGÓGICO, dos períodos matutino e vespertino, começaram a desenvolver atividades na sala informatizada.
As turmas possuem alunos de várias idades e tem como objetivo atender as famílias que não tem onde deixar seus filhos no contra-turno escolar. Como proposta pedagógica o projeto articula os deveres de casa e atividades extras que auxiliam o processo de aprendizagem da leitura e escrita.
Com este objetivo, a Profª Josiane, planejou para os alunos trabalho em dupla, mesclando as idades, pesquisa na internet sobre Os personagens do Folclore Brasileiro. A partir da pesquisa, criação de um texto coletivo sobre cada personagem, pesquisa de imagens na internet e criação de histórias com os personagens do folclores com ilustração no Programa Micromundos.
O tema também está sendo abordado na sala de aula com outros tipos de atividades.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

RADIALISTA HELTON LUIZ

Ontem o Projeto Rádio Escola recebeu a visita de Helton Luiz - Jornalista, réporter da CBN e Suleica Fernanda do NTE-Núcleo Tecnologia Educacional. O encontro se deu com a turma que está executando o Projeto, turma 71, Profª Luciana(Artes) e Samara(Sala Informatizada) na Sala Informatizada.
No encontro, Helton conversou sobre assuntos relacionados com a Rádio: tipos de notícias, duração do programa, o quê, como, para quem e como fazer? Algumas perguntas já foram respondidas, mas outras ainda estão em discussão: nome da rádio, grupos de trabalho, quanto tempo...


Pudemos conversar somente por 1 hora, pois no mesmo dia aconteceu apresentação de uma peça do Floripa Teatro. O teatro iria ser no período vespertino, mas o grupo de artistas teve que antecipar para o período matutino, pois teve que viajar e as turmas de 5ª a 8ª série não iriam participar, mas professores e o próprio Helton Luiz achou importante o a turma assistir o teatro. Afinal, cultura faz bem para alma!

Na despedida, Helton falou sobre credibilidade, humildade, alegria, criação, somente assim "tudo é possível".
Marcaremos um próximo encontro!!!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

LIVRO DE RECEITAS

A turma 33 - Profª Andrezza, está elaborando um Livro de Receitas! Estão utilizando o Programa Word para editar o texto e Internet para pesquisar imagem da sua receita.
O objetivo da professora com esta atividade é trabalhar as variadas formas de texto, ortografia, responsabilidade com a tarefa e atitudes de colaborar com os colegas na execução do trabalho.
LOGO COLOCAREMOS ALGUMAS RECEITINHAS!!!!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PROJETO RÁDIO ESCOLA

O Projeto Rádio Escola já começou em nossa escola!
Em parceria, NTE – Núcleo Tecnologia Educacional, Sala informatizada e Profª Luciana – Artes temos queremos construir junto com os alunos da turma 71 uma rádio para nossa escola, com alguns objetivos:
· Desenvolver conteúdos e conceitos relacionados com as disciplinas;
· Possibilitar que a rádio seja um instrumento pedagógico para que possamos melhorar os relacionamentos entre os adolescentes;
· Um espaço onde eles possam expressar-se com criatividade e autonomia;
· Divulgar trabalhos, projetos e eventos da escola

Já realizamos, eu – Profª Samara - Coordenadora da Sala Informatizada e Profª Luciana - Artes o curso de formação em Rádio Escola e alguns encontros com a turma, desenvolvendo assim algumas atividades em sala de aula, das quais:
· Ouvir a Rádio Mistura (criada na formação pelos professores) para motivar a discussão sobre a criação da Rádio. Sites para ouvir a RÁDIO BOA MISTURA:
PODCASTONE - http://www.podcast1.com.br/blog.php?codigo_canal=4504
PODOMATIC - http://ntefloripa.podomatic.com/
GCAST - http://www.gcast.com/u/nteflorianopoli/main?nr=1&&s=371679932
· Assistir o filme: Uma onda no ar
· Discussão: quais objetivos da nossa rádio
· Pesquisa com as turmas da escola: O que os alunos querem ouvir na rádio além de música?

No encontro onde discutimos os objetivos da rádio para definir os programas, os alunos pontuaram:
· Educar, informar, divertir, entreter (entretenimento-novela, música, brincadeiras, jogos...), pesquisar, informar (assuntos da escola, do esporte e do mundo).
Então decidimos fazer uma para saber o que os alunos, professores e funcionários da escola gostariam de ouvir, além de música, na rádio.
Na pesquisa, o resultado foi:
* piada, brincadeira, esporte, notícias da escola, poema/poesia, entrevista com pessoas da escola, namoro, produções dos alunos, notícias da Gripe A, novela, notícias do mundo, horóscopo, notícias sobre alunos e professores, temas (Bulling, lixo ambiental, valores humanos, educação dentro da unidade escolar, regras, respeito), curiosidades, recados, notícias sobre artistas, moda, avisos sobre trabalhos e provas, notícias do surf, científicas, culturais, Michael Jackson e resumo de novelas.

Enfim, temos bastante sugestões para organizarmos nossas programações!
Aguardem novas notícias sobre o andamento do Projeto!

SUCESSO DO PROGRAMA HAGAQUÊ

Este ano, novamente a Profª Ana Rita, disciplina de Português planejou para seus alunos de 5ª e 7ª séries desenvolverem atividades no Programa Hagaquê. Este ano porém, está trazendo mais uma companheira de trabalho para desenvolver atividades com os alunos, a Profª Rita Perez, também na disciplina de Português.
As turmas de 5ª séries - Profª Ana Rita, estão recriando suas histórias com pesquisa de imagens da internet e trabalhando os conteúdos e conceitos: momentos e elementos da narrativa, pontuação, ortografia e onomatopéias.
As turmas de 7ª séries - Profª Ana Rita e Rita Perez, estão recriando as histórias criandas em sala com um personagem herói. A atividade trabalha as características de um herói.
Os alunos estão se envolvendo bastante. Cada aluno desenhou o seu herói, conforme imaginou e alunos vieram no contra turno para scanear os desenhos e utilizar no Programa. Além do Hagaquê, utilizam o Paint para desenhar objetos e figuras, e para melhorar a qualidade das imagens que buscam na internet.
Alguns heróis:

EDUCAÇÃO INFANTIL

Duas turmas de Educação Infantil vieram visitar a Sala Informatizada!
Uma turma de crianças de 03 a 05 anos do NEI Colônia Z-11 e outra turma de crianças de 02 a 04 anos da Creche Elizabete visitaram o ambiente informatizado da nossa escola, com o objetivo de conhecer o espaço para futuramente estar realizando projetos pedagógicos.
Na visita as crianças visializaram no projetor multimídia os programas que temos na sala, conversamos sobre as regras na utilização do ambiente, sobre computador: para que serve, quem tem, quem já utilizou. E na hora de colocar a mão na massa... as crianças nos surpreenderam: a maioria utilizou com facilidade e autonomia, criando no Programa Micromundos desenhos com o pincel e fantasias.

ESPERAMOS MAIS VEZES A PRESENÇA DOS PEQUENINHOS!!!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

ECOSSISTEMAS DA ILHA DE SANTA CATARINA

As turmas 41 e 43 - Profª Alexandra, através da pesquisa na internet puderam conhecer mais sobre os biomas brasileiros: Cerrado, Caatinga, Manguezal, Campos e Ecossistemas Costeiros.
Na hora da pesquisa foi importante destacar a biodiversidade nos ecossistemas da Ilha de Florianópolis, identificar as características gerais dos seres vivos e compreender que os ecossistemas são partes da natureza e que podem transformar o meio em que vivem.


Sites utilizados:

RECURSOS MINERAIS E A INDÚSTRIA

As turmas 71 e 72 na disciplina de Geografia - Profª Márcia, desenvolveram um trabalho de pesquisa na internet com a apresentação em Power Point sobre Recursos Minerais e Indústria.
A turma foi dividida em grupos e cada grupo pesquisou por tema conceitos e conteúdos. Os temas formam:
* Minérios e Minerais
* Combustíveis
* Petróleo
* Gás Natural
* Energia Nuclear
* Revolução Industrial
* Os setores Industriais
* A industrialização na América
A elaboração do trabalhou durou 3 semanas, com 8 aulas de 45 min. Para a apresentação, que foi realizada em no auditório da escola e utilizado o projetor multimídia, foi necessário 4 aulas. Cada apresentação durou em torno de 20 minutos, sendo que após ou até mesmo durante a apresentação se discutiu com o grupo o tema.

CONHECER O BRASIL E SUAS CARACTERÍSTICAS

A turma do Projeto Período Integral - Profª Deise, começou um trabalho de pesquisa na internet com apresentação em Power Point sobre o tema características das regiões brasileiras e os biomas.
Os alunos divididos em grupos por região Norte, Nordeste, Sul, Centro - Oeste e Sudeste estão pesquisando no site Wikipédia as características de cada região: relevo, clima, vegetação, população, cultura e economia. Após a pesquisa, começaram a construir uma apresentação no Programa Power Point, buscando imagens na internet para os slides. Cada apresentação está ficando com as idéias bem criantivas de cada grupo.
A escolha do grupo também foi pensada pela professora, onde colocou alunos com diferentes níveis de aprendizagem.
Cada aula é uma aventura e desafio, pois através da pesquisa os alunos estão podendo vizualisar conceitos como planalto, capital, estado entre outros. A professora por sua vez, identifica onde estão as dificuldades sobre o assunto pesquisado e trabalha em sala de aula através de vídeos e outras atividades. Na sala informatizada, estamos mesclando pesquisa de conteúdo e produção de Power Point.
Após a conclusão a apresentação se dará para alunos de outras turmas.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

LIVRO "QUEM SOU EU?" - TURMA 33

A turma 33 com a Profª Laura está desenvolvendo o mesmo trabalho qua a turma Integral, os objetivos são os mesmos: enriquecer a leitura e escrita, mas com caminhos diferentes: outras páginas, outros conteúdos.
A professora já fez depoimento do quanto a sala informatizada ajudou o aluno Matheus a melhorar sua leitura. Pois neste espaço, o aluno pode vivenciar a escrita de uma fora mais prazerosa, investigativa e desafiadora, ao mesmo tempo que utiliza os recursos tecnológicos, no caso aqui, o computador, também aprimora sua forma de pensar, escrever e ler. O professor, compartilhando a turma com mais um profissional, pode se dedicar nas individualidades de cada um.
Veja como está ficando este trabalho:

DESENHO DA CASA

CAPA E PÁGINA DA IDENTIDADE