"APRENDENDO A NAVEGAR NO CONHECIMENTO PARA UMA VIDA MAIS HUMANA."
Lema do Projeto Político Pedagógico

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Pesquisa e produção de texto!

As turmas de 5ª série, na disciplina de História, com a Profª Elisabete, desenvolveram em duas semanas no mês de outubro pesquisa na internet com produção de texto, simultaneamente, sobre a China ou Índia - na antiguidade e na atualidade. A atividade foi desenvolvida com o objetivo de ampliar o conhecimento já visto em sala de aula e reconhecer a Índia e China como civilizações de grande importância para a história da humanidade. Além dos conceitos discutidos sobre o conteúdo, discutimos a importância da pesquisa, do ler, compreender, buscar saber as palavras desconhecidas e escrever sem o famoso"copie e cole".

Respeito é bom e nós gostamos!


Com o objetivo de melhorar a convivência entre alunos no ambiente escolar, as turmas de 5ª e 6ª séries, aos sábados, estão desenvolvendo a criação de histórias no HQ - Histórias em quadrinhos, com as Profª auxiliares de ensino e coordenadora da sala informatizada. O tema que enlencamos é "o respeito no ambiente escolar". Através de discussões na sala informatizada, refletimos sobre as situações cotitianas que faltam com o respeito no ambiente escolar. No programa estão simulando as situações conflituosas no ambiente escolar e reelaborando um final feliz!

Atualmente, com a sociedade capitalista, que incentiva a competividade, o respeito para com os semelhantes, com os mais velhos, com os grupos minoritários, com os socialmente menos favorecidos, torna-se uma necessidade, deve ser discutido no dia de uma escola. O respeito e consideração, deve ser um item dos mais importantes na educação dos mais jovens. Muitos dos nossos conflitos pessoais podem ser evitados, se desde cedo nos conscientizarmos, que cada ser tem um ponto de vista pessoal, uma opinião que deve, portanto, ser respeitada. O jovem deve perceber, que assim como ele tem suas preferências, outros também o tem, e que isso não constitui um motivo para o desentendimento. Se aprendemos a ouvir a outros sem resistência, outros também nos ouvirão sem conflitos ou sentimento de disputa.