"APRENDENDO A NAVEGAR NO CONHECIMENTO PARA UMA VIDA MAIS HUMANA."
Lema do Projeto Político Pedagógico

sexta-feira, 17 de julho de 2009

ECOSSISTEMAS DA ILHA DE SANTA CATARINA

As turmas 41 e 43 - Profª Alexandra, através da pesquisa na internet puderam conhecer mais sobre os biomas brasileiros: Cerrado, Caatinga, Manguezal, Campos e Ecossistemas Costeiros.
Na hora da pesquisa foi importante destacar a biodiversidade nos ecossistemas da Ilha de Florianópolis, identificar as características gerais dos seres vivos e compreender que os ecossistemas são partes da natureza e que podem transformar o meio em que vivem.


Sites utilizados:

RECURSOS MINERAIS E A INDÚSTRIA

As turmas 71 e 72 na disciplina de Geografia - Profª Márcia, desenvolveram um trabalho de pesquisa na internet com a apresentação em Power Point sobre Recursos Minerais e Indústria.
A turma foi dividida em grupos e cada grupo pesquisou por tema conceitos e conteúdos. Os temas formam:
* Minérios e Minerais
* Combustíveis
* Petróleo
* Gás Natural
* Energia Nuclear
* Revolução Industrial
* Os setores Industriais
* A industrialização na América
A elaboração do trabalhou durou 3 semanas, com 8 aulas de 45 min. Para a apresentação, que foi realizada em no auditório da escola e utilizado o projetor multimídia, foi necessário 4 aulas. Cada apresentação durou em torno de 20 minutos, sendo que após ou até mesmo durante a apresentação se discutiu com o grupo o tema.

CONHECER O BRASIL E SUAS CARACTERÍSTICAS

A turma do Projeto Período Integral - Profª Deise, começou um trabalho de pesquisa na internet com apresentação em Power Point sobre o tema características das regiões brasileiras e os biomas.
Os alunos divididos em grupos por região Norte, Nordeste, Sul, Centro - Oeste e Sudeste estão pesquisando no site Wikipédia as características de cada região: relevo, clima, vegetação, população, cultura e economia. Após a pesquisa, começaram a construir uma apresentação no Programa Power Point, buscando imagens na internet para os slides. Cada apresentação está ficando com as idéias bem criantivas de cada grupo.
A escolha do grupo também foi pensada pela professora, onde colocou alunos com diferentes níveis de aprendizagem.
Cada aula é uma aventura e desafio, pois através da pesquisa os alunos estão podendo vizualisar conceitos como planalto, capital, estado entre outros. A professora por sua vez, identifica onde estão as dificuldades sobre o assunto pesquisado e trabalha em sala de aula através de vídeos e outras atividades. Na sala informatizada, estamos mesclando pesquisa de conteúdo e produção de Power Point.
Após a conclusão a apresentação se dará para alunos de outras turmas.