No dia 01 de setembro realizamos replanejamento de 5ª a 8ª série onde articulamos com a Profª Ana Rita – Português, de abordar com a turma 71 os conteúdos: entrevista, propaganda, vinheta e texto jornalístico.
Observando os conteúdos que serão trabalhados no 3º trimestre, também foi possível articular com a Profª Rita Perez, os conteúdos Paródia, Contos, Editorial e Artigo de Opinião com as 8ªs séries. Assim o que for produzido nestas turmas a turma do Projeto Rádio pode aproveitar e publicar.
"APRENDENDO A NAVEGAR NO CONHECIMENTO PARA UMA VIDA MAIS HUMANA."
Lema do Projeto Político Pedagógico
Lema do Projeto Político Pedagógico
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
PROJETO RÁDIO ESCOLA - ELEIÇÃO
Após o encontro com o radialista começamos a pensar como seria o nome da rádio.
NOMES DA RÁDIO
Rádio Tudo é possível
NOMES DA RÁDIO
Rádio Tudo é possível
Rádio 7ª Estação
Rádio 171 – “A Rádio do momento”
Rádio Acácio – “A rádio do recreio”
Rádio Recreio
Rádio da Galera
Rádio Colméia
Rádio 171 – “A Rádio do momento”
Rádio Acácio – “A rádio do recreio”
Rádio Recreio
Rádio da Galera
Rádio Colméia
Rádio Cacaraca Pública
Rádio Obsesso ou Obsessão
Rádio Pânico na Escola
No dia 26 de Agosto, quarta-feira, elencamos, através de eliminação por critérios de coerência, três nomes para a Rádio.
Rádio 7ª Estação – “A rádio que sintoniza você”
Rádio Galera – “Onde tudo é possível”
Rádio Colméia
Destes três nomes, combinamos com o grupo de fazer uma eleição para escolher o nome, no dia 28 de Agosto, sexta-feira na hora do recreio. A turma fez grupos de trabalho para turno da tarde. Alunos que se prontificaram em organizar a eleição no período vespertino: Guilherme, Gisele, Joana, Mariane, Débora, Ellen, Tainá, Felipe, Gabriel, Ana Luzi, Lucas, Felipe e Maria Eduarda.
No dia 28 de agosto o processo eleitoral no período matutino ocorreu com a turma inteira, colocamos som e projetor multimídia com algumas fotos da escola. No período vespertino os alunos: Gisele, Mariane, Maria Eduarda, Sara, Ellen, Débora, Joana, Filipe e Tainá passaram nas salas divulgando a eleição e organizaram o local da votação.
Rádio Obsesso ou Obsessão
Rádio Pânico na Escola
No dia 26 de Agosto, quarta-feira, elencamos, através de eliminação por critérios de coerência, três nomes para a Rádio.
Rádio 7ª Estação – “A rádio que sintoniza você”
Rádio Galera – “Onde tudo é possível”
Rádio Colméia
Destes três nomes, combinamos com o grupo de fazer uma eleição para escolher o nome, no dia 28 de Agosto, sexta-feira na hora do recreio. A turma fez grupos de trabalho para turno da tarde. Alunos que se prontificaram em organizar a eleição no período vespertino: Guilherme, Gisele, Joana, Mariane, Débora, Ellen, Tainá, Felipe, Gabriel, Ana Luzi, Lucas, Felipe e Maria Eduarda.
No dia 28 de agosto o processo eleitoral no período matutino ocorreu com a turma inteira, colocamos som e projetor multimídia com algumas fotos da escola. No período vespertino os alunos: Gisele, Mariane, Maria Eduarda, Sara, Ellen, Débora, Joana, Filipe e Tainá passaram nas salas divulgando a eleição e organizaram o local da votação.
APRESENTAÇÃO - TURMA PROJETO INTEGRAL
Na semana passada a turma do Projeto Integral, Profª Deise avaliou e apresentou o trabalho realizado na sala informatizada sobre pesquisa e produção em Power Point sobre as Regiões Brasileiras.
O grupo avaliou:
PONTOS POSITIVOS - trabalhar em equipe fica mais amigo, ajudar o amigo, aprender a ler e escrever com o amigo, aprendizado sobre a energia elétrica(alguns achavam que o posto produzia a luz!), conhecer mais o amigo e fazer o trabalho pela 2ª vez(quem perdeu ao salvar), foi melhor.
PONTOS NEGATIVOS - não conseguir trabalhar em grupo, brincadeiras dos amigos atrapalhando a atividade e fazer sozinho quando o parceiro não vem.
Nesta avaliação, percebemos o quanto foi importante para o crescimento do aluno enquanto ser humano, além de pesquisar os conteúdos propostos pela professora, o trabalho em grupo. Realizaremos mais atividades em grupo!
Por problemas técnicos, de 05 produções somente 02 foram salvas corretamente. Destas, os alunos apresentaram o que produziram, seguido de intervenção da professora que aproveitou para re-explicar, comparando as regiões, os conteúdos estudados: clima, relevo, vegetação.
RECEITAS DAS TURMA 31 E 32
AQUI ESTÃO ALGUMAS RECEITINHAS GOSTOSAS!!!
Estas receitas foram digitalizadas pelos alunos no Programa Word com a intenção de fazer um Livro de Recitas da Turma.
4 bananas nanicas amassadas
½ copo de farinha de trigo
½ copo de farinha de rosca
½ copo de açúcar mascavo
5 colheres sopa de maisena
3 colheres de sopa de nozes picadas
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 vidro de leite de coco
½ copo de óleo
Modo de preparo
Mistura os ingredientes secos em uma tigela e em seguida a banana amassada, o leite de coco e o óleo.
Mexer vagarosamente com uma colher de pau ou pão-duro,até torna-se uma massa cremosa.
Juntar com óleo e farinha de trigo em uma forma redonda alta.
Colocar a massa e levar ao fogo pré aquecido.
RECEITA ESCOLHIDA E ESCRITA POR NYANK MATHEUS PAZ DA SILVA
½ de farinha
250ml de água
1 colher de sopa de sal
1 colher de fermento em pó
MODO DE FAZER
Misture tudo em uma vasilha.
Fazer bolas e frite.
Servir com áçucar por cima.
Estas receitas foram digitalizadas pelos alunos no Programa Word com a intenção de fazer um Livro de Recitas da Turma.
BOLO DE BANANA
Ingredientes4 bananas nanicas amassadas
½ copo de farinha de trigo
½ copo de farinha de rosca
½ copo de açúcar mascavo
5 colheres sopa de maisena
3 colheres de sopa de nozes picadas
1 colher de sopa de fermento químico em pó
1 vidro de leite de coco
½ copo de óleo
Modo de preparo
Mistura os ingredientes secos em uma tigela e em seguida a banana amassada, o leite de coco e o óleo.
Mexer vagarosamente com uma colher de pau ou pão-duro,até torna-se uma massa cremosa.
Juntar com óleo e farinha de trigo em uma forma redonda alta.
Colocar a massa e levar ao fogo pré aquecido.
RECEITA ESCOLHIDA E ESCRITA POR NYANK MATHEUS PAZ DA SILVA
BOLINHO FRITO
INGREDIENTES½ de farinha
250ml de água
1 colher de sopa de sal
1 colher de fermento em pó
MODO DE FAZER
Misture tudo em uma vasilha.
Fazer bolas e frite.
Servir com áçucar por cima.
RECEITA ESCOLHIDA E ESCRITA POR IGOR DEMIAN OLIVARES
BIOGRAFIA DE PINTORES FAMOSOS
As turmas 61 e 62, Profª Ana Rita, disciplina de Português, estão desenvolvendo pesquisa na internet sobre biografia com registro no Programa Word.
O conteúdo sobre biografia foi trabalhado em sala de aula e a partir da pesquisa os alunos irão elaborar o texto com imagen do pintor e obra e a bibliografia(site) utilizada.
No início do trabalho conversamos sobre o ato de pesquisar, do famoso "copie e cole" e sobre a formatação do trabalho no programa Word, pois estamos percebendo que muitos alunos tem facilidade em lidar com o computador, ou seja na internet, mas na utilização das ferramentas dos programas ainda falta mais exploração.
O conteúdo sobre biografia foi trabalhado em sala de aula e a partir da pesquisa os alunos irão elaborar o texto com imagen do pintor e obra e a bibliografia(site) utilizada.
No início do trabalho conversamos sobre o ato de pesquisar, do famoso "copie e cole" e sobre a formatação do trabalho no programa Word, pois estamos percebendo que muitos alunos tem facilidade em lidar com o computador, ou seja na internet, mas na utilização das ferramentas dos programas ainda falta mais exploração.
JOGOS NA INTERNET
A turma 41, Profª Chaiane, trabalhou conteúdos matemáticos, as 4 operações com os jogos do site: www.atividadeseducativas.com.br
Apesar de nossa internet ser vagarosa para carregar os jogos, os alunos adoraram, um jeito gostoso de aprender brincando!
Apesar de nossa internet ser vagarosa para carregar os jogos, os alunos adoraram, um jeito gostoso de aprender brincando!
PROJETO APOIO PEDAGÓGICO
As turmas do PROJETO APOIO PEDAGÓGICO, dos períodos matutino e vespertino, começaram a desenvolver atividades na sala informatizada.
As turmas possuem alunos de várias idades e tem como objetivo atender as famílias que não tem onde deixar seus filhos no contra-turno escolar. Como proposta pedagógica o projeto articula os deveres de casa e atividades extras que auxiliam o processo de aprendizagem da leitura e escrita.
Com este objetivo, a Profª Josiane, planejou para os alunos trabalho em dupla, mesclando as idades, pesquisa na internet sobre Os personagens do Folclore Brasileiro. A partir da pesquisa, criação de um texto coletivo sobre cada personagem, pesquisa de imagens na internet e criação de histórias com os personagens do folclores com ilustração no Programa Micromundos.
As turmas possuem alunos de várias idades e tem como objetivo atender as famílias que não tem onde deixar seus filhos no contra-turno escolar. Como proposta pedagógica o projeto articula os deveres de casa e atividades extras que auxiliam o processo de aprendizagem da leitura e escrita.
Com este objetivo, a Profª Josiane, planejou para os alunos trabalho em dupla, mesclando as idades, pesquisa na internet sobre Os personagens do Folclore Brasileiro. A partir da pesquisa, criação de um texto coletivo sobre cada personagem, pesquisa de imagens na internet e criação de histórias com os personagens do folclores com ilustração no Programa Micromundos.
O tema também está sendo abordado na sala de aula com outros tipos de atividades.
Assinar:
Postagens (Atom)