"APRENDENDO A NAVEGAR NO CONHECIMENTO PARA UMA VIDA MAIS HUMANA."
Lema do Projeto Político Pedagógico

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Semana das Mídias

Secretaria Municipal de Educação realiza Semana das Mídias

O Departamento de Mídia e Conhecimento da Secretaria Municipal de Educação realizou na semana de 09 a 13 de Abril a “Semana das Mídias”. O evento começou na tarde de segunda-feira (09/04) tendo como local o Centro de Educação Continuada (CEC), situado à Rua Ferreira Lima, 82, Centro.

O tema base foi “Linguagens midiáticas e cidadania: aproximações necessárias”, cujo tema foi abordado pela Professora Doutora em Comunicação Gilka Girardelo, da Universidade Federal de Santa Catarina, uma pesquisadora da relação mídia, cultura e infância.
Além disso, durante a semana houve cinco oficinas:
“Nas dobras da imaginação”, que leva em consideração a combinação da arte da dobradura com a arte de contar histórias, explorando possibilidades pedagógicas para o professor motivar e incentivar seus alunos à criatividade, ao raciocínio matemático e a despertar a sensibilidade musical.

· “Animação com o LOGO”, que visa explorar os recursos de animação disponíveis no software de autoria MicroMundos como ambiente que possibilite a ludicidade, criatividade, raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de conceitos como: espaço, lateralidade, operações aritméticas, de geometria (ângulos, figuras e relações geométricas), é o objetivo desta oficina.

· “Produção de rádio digital”, com a intenção de experimentar e avaliar as múltiplas possibilidades oferecidas pelo novo meio, como a interatividade e personalização de conteúdo. A web rádio une a popularidade do rádio tradicional à internet. Uma característica do rádio é a interatividade, mas na internet isto é total. O internauta pode ouvir o programa, falar, participar e ler mais informações sobre o assunto, consultar arquivos, obter dados, ouvir programas já apresentados, enfim, comunicar-se com a rádio.

· “Animação com brinquedos ópticos”. Este entretenimento era popular no século XIX e possibilitou desenvolver a arte da animação, bem como pôde ser considerado o “avô” do cinema. Explorá-lo com os alunos nos dias de hoje pode servir à compreensão de fenômenos da física, de estímulo à produção de animação no contexto escolar e, principalmente, na formação dos expectadores do século XXI.

· “Produção textual no blog”. A produção do conteúdo dos blogs ou diários virtuais dos alunos, escolas, disciplinas, projetos de pesquisa e áreas de conhecimento, podem favorecer o trabalho do professor que atua como um orientador de processos de aprendizagem e um co-autor na busca e elaboração de conhecimento.

Conforme Sylvio Fernando Xavier da Silva, Chefe do Departamento de Mídia e Conhecimento (DMC), o objetivo do evento é sensibilizar os profissionais da rede municipal de educação para os aspectos teórico-metodológicos das linguagens midiáticas e a tecnologia de comunicação digital no contexto escolar.
O público alvo da iniciativa é composto pelos mais de 1300 educadores ligados às escolas básicas, escolas desdobradas e dos núcleos de educação de jovens e adultos (EJA). Durante a Semana das Mídias os participantes terão oportunidade de refletir sobre o papel das mídias e, de experimentar as diversas possibilidades das linguagens midiáticas e suas contribuições para a prática educativa contemporânea.

Da nossa escola participaram os Professores:
Profª Samara - Coordenadora da Sala Informatizada
Profª Marcela – Professora de História
Profª Patrícia – Auxiliar de Ensino
Profª Flávia – Professora de 2ª série