"APRENDENDO A NAVEGAR NO CONHECIMENTO PARA UMA VIDA MAIS HUMANA."
Lema do Projeto Político Pedagógico

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

RÁDIO GALERA - FINALIZAÇÃO

Até que enfim finalizamos as gravações do 1º programa da Rádio Galera. Depois de muitos desencontros, pouco tempo nos encontros e atraso num grupo de trabalho agora só falta finalizar, juntar todos e colocar NO AR!!! Esperamos que segunda-feira e no Natal Luz - evento da escola que convidará a comunidade - esteja tudo pronto!!!
Semana passada realizamos uma auto-avaliação com os alunos a partir de um questionário elaborado por mim e a Profª Paola.
AGUAREM O NOSSO PROGRAMA!!!

ENCONTRO DE COORDENADORES

No dia 09 de novembro tivemos nosso encontro de coordenadoras de salas informatizadas. Como este ano será nosso último ano neste espaço, o NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional pediu para realizarmos um filme sobre os acontecimentos importantes neste espaço de aprendizagem.
Minha equipe: Joelma, professora que coordenou 06 anos esta sala e professora Cláudia que coordena a sala na Escola Donícia.
Começamos a elaborar o filme, mas tivemos que nos reunir também no dia 24/11 e ainda nos veremos no dia 27/11 para finalizar.
A apresentação se dará no dia 04 de dezembro, do qual será nosso último encontro!!!
Estamos recolhendo fotos antigas, trabalhos e projetos realizados desde 1997!!!
QUANTA HISTÓRIA PARA CONTAR!!!!

MATRÍCULA E REMATRÍCULA ON LINE


Este ano, por determinação da Secretaria Municipal de Educação, as rematrículas e matrículas devem ser realizadas pela intenet, através do site http://www.pmf.sc.gov.br/ . Pensando no acesso a internet, a escola está disponipilizando o espaço da sala informatizada para as famílias que não tiverem ou não souberem fazer a mesma. Organizamos para cada turma um dia, e temos também dois alunos monitores, Lennon e Gustavo, auxiliando no preenchimento do cadastro.
Os pais ou responsáveis também estão trazendo seus filhos para ajudarem no preenchimento do cadastro.

FANZINE

A Profª Gabriela, discplina de Português, que está substituindo a Profª Ana Rita(lincença prêmio), planejou para a turma 61 a finalização e confecção de fanzines na sala informatizada. A atividade está sendo realizada em sala de aula, na sala informatizada os alunos estão tilizando os recursos da internet para pesquizar imagens e do Word para digitação de diferentes tipos de textos. Os temas dos textos ficou por conta das equipes. A finalização do trabalho se dará em forma de revista.

MÚSICA - PESQUISA NA INTERNET

A Profª Paola, disciplina de Artes - Música, planejou para as turmas 81, 82 e 61 momento de pesquisa na Internet.
As turmas de 8ª série tiveram como tema: A ORQUESTRA - tipos de orquestra, instrumentos de cordas, madeiras, metais, percussão e de teclas. Já a tuema de 6ª série teve como tema: CANTO ERUDITO E CANTO POPULAR - as principais diferenças.
Os sites selecionados para pesquisa foram: Wikipédia e Google
A aprensentação foi em forma de cartaz e exposição e sala de aula.

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

As turmas do Projeto Tempo Integral e Sócio Educativo realizaram junto com suas respectivas professoras Deise e Josiane o Projeto - Alimentação Saudável. A partir da constatação de pouco ingestão de saladas e alimentos saudáveis na hora do almoço e passeios, o projeto teve como objetivo incentivar a ingestaõ de alimentos saudáveis, ampliar o conhecimento sobre os alimentos, perceber a importância dos alimentos para a saúde do corpo.
As professoras puderam trabalhar conceitos e conteúdos de Ciências, Matemática e Português. As atividades desenvolvidas utilizaram diversos ambientes, tais como:
Cozinha - culinária
Sacolão - compra de verduras e frutas
Laboratório de Ciências - cultivo na horta e arte com alimentos
Sala informatizada - pesquisa sobre os alimentos, produção de cartazes para refeitório, produção de imã de geladeira e jogos na internet sobre o tema.
Foi muito gratificante trabalhar o tema com a turma, pois percebemos que muitos alunos começaram a ingerir mas saladas e frutas e melhor sabendo dos nutrientes, para que seria bom suas vitaminas. Também observamos que alguns alunos que não comiam nada de salada começaram aos poucos querer experimentar.

ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS

A turma 21, Profª Rosélia, realizou atividade de pesquisa na internet e produção de texto sobre o tema: ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS. A professora explicou o tema em sala de aula, laboratória de ciências e complementou com pesquisa.
Os itens da pesquisa foram: características principais, grupos e fotos. Por serem alunos do 2º ano, ainda em processo de alfabetização, foi possível verificar os que ainda tem dificuldades na leitura e escrita. O processo de pesquisa na internet e registro no Word possibiltou aos alunos mais uma forma de conhecimento sobre o tema.