"APRENDENDO A NAVEGAR NO CONHECIMENTO PARA UMA VIDA MAIS HUMANA."
Lema do Projeto Político Pedagógico

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

3ªs séries na sala informatizada

As turmas 31 e 32 da Profª Gisele já vieram na sala informatizada! Realizaram uma pesquisa na Internet, no site do Google, sobre a "Escravidão dos negros no Brasil". A partir da pesquisa sobre o assunto, pesquisaram também imagens que imprimiram e utilizaram para realização de um trabalho escrito em sala de aula.
Agora, as 3ªs séries estão desenvolvendo a construção de um livro no Word sobre "Curiosidade Animal", através de pesquisa realizada na Internet de imagens e curiosidades.
No ínicio do projeto a turma vinha por completo, mas no decorrer do processo alguns computadores falharam e pelo fato de serem turmas de 30 alunos, as turmas, atualmente estão sendo divididas em grupos. Percebemos que com esta dinâmica a um melhor aproveitamento nos encontros, pois, conseguem se concetrar mais e receber atenção individualizada.

História - Primeiro Reinado

As turmas de 7ªs séries na disciplina de História com a Profª Elisabete, produziram em duplas apresentação em Power Point sobre o conteúdo Primeiro Reinado. Pesquisaram figuras e curiosidades na Internet sobre o tema e ao final apresentam o trabalho para os colegas e professoras. Eu como coordenadora da sala inforamtizada, aprendi muito com o grupo a utilizar o Programa, pois nunca havia utilizado o mesmo. O grupo teve paciência e ao final eu já estava descobrindo e ensinando coisas novas.
Na hora de avaliarmos no coletivo o processo dos trabalhos, percebemos que a por vezes a apresentação não tem ligação com os slides e que figuras como plano de fundo atrapalham a visualizãçao do conteúdo. Deixamos colocado que para os próximos trabalhos realizados em Power Point isto deve ser lembrado e considerado.

Invertebrados e Vertebrados

A partir do conteúdo " Vertebrados e Invertebrdos", trabalhado em sala de aula pela Profª Leila na turma 24, os alunos na sala informatizada editaram um texto no Programa Word produzido através de pesquisa em livros e iseriram imagens pesquisadas na Internet.
Após o trabalho realizado fizemos um momento de avaliação que foi de muita importância para o grupo, pois ao realizarmos os trabalho passamos por momentos conflituosos: brigas, muitas brincadeiras, conversas e falta de atenção dos alunos. Comportamentos que prejudicaram o aproveitamento dos encontros.

Trabalhos em HQ - turmas 21 e 23

Exemplo do trabalho produzido pelas turmas 21 e 23 no programa HQ.

Conhecendo nosso múnicipio

A turma 21 e 23, da Profª Flávia, finaliza seu projeto " Conhecendo o município de Florianópolis" na sala informatizada. Durante o ano letivo as turmas realizaram diversos passeios na região de Florianópolis, com o objetivo de conhecer a história e localização de alguns pontos turísticos de Florianópolis. A turma pode trabalhar a localização dos pontos turísticos, leitura e escrita, aspectos culturais e o folclore da região e por fim na sala informatizada, produziram uma história em quadrinhos no Programa HQ, relatando seus passeios com imagens reais.

Momentos na sala informatizada




Alguns momentos no ambiente informatizado da escola... somente alguns, pois tenho poucos registros em fotos dos alunos produzindo, pesquisando, apresentando suas produções, avaliando o processo de aprendizagem, enfim, vivênciando momentos neste espaço.