"APRENDENDO A NAVEGAR NO CONHECIMENTO PARA UMA VIDA MAIS HUMANA."
Lema do Projeto Político Pedagógico

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Desenvolvimento de Atividades

Desde a semana passada, as turmas de 1ª série e 4ª série estão desenvolvendo atividades na Sala Informatizada.
As turmas de 1ª séries já visitaram a sala para conhecer e experimentar o Programa MicroMundos, fizeram questionamentos e declarações sobre o computador e internet. A princípio queriam somente os jogos da internet, mas conversamos sobre as várias possibilidades que o computador nos dá. Após usarem o Programa, ficaram encantados e puderam perceber que o computador não é feito somente para jogar.

As turmas 11 e 13, da Profª Isabela, já retornaram para trabalhar em uma atividade no Programa MicroMundos sobre o tema "Seres Vivos". É visível como se divertam e guardam rápido as soluções encontradas e possibilidades do Programa.

As turmas de 4ª série, do Profº Paulo Roberto, mas conhecido com Paulinho, já realizaram duas atividades: a criação de e-mail e atividade no Programa Microsoft Word. Na atividade de e-mail, discutimos os benefícios e malefícios no uso da internet. Ao iniciarmos a atividade no Word, esclarecemos sobre o Software Microsoft que utilizamos na nossa escola, que é o Software comprado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Colocamos também, que algumas escolas já estão utilizando o Software livre, LINUX, e que logo teremos em nossa escola. Desta forma, discutimos os aspectos políticos e econômicos da sociedade. Utilizando o editor de texto Word, puderam editar um texto trabalhado em sala de aula, sobre "Cidadania" e "Direitos". Após a atividade avaliamos o Programa utilizado. Alguns foram os benefícios, como: o programa avisa quando alguma coisa está errado, mas precisamos saber corretamente as palavras porque as vezes o Programa não corrige automaticamente, e guarda os documentos diminuindo assim, o gasto de papel.