"APRENDENDO A NAVEGAR NO CONHECIMENTO PARA UMA VIDA MAIS HUMANA."
Lema do Projeto Político Pedagógico

sexta-feira, 20 de março de 2009

POEMAS DO SISTEMA SOLAR

Com o objetivo de estabelecer relações entre linguagens escritas e faladas e ler e escrever diferentes gêneros textuais, a Profª Alexandra, das turmas 42 e 43 planejou uma atividade na sala informatizada: construção de livro de poesias, utilizando os Programas Word e Paint.
No Word - editor de texto, os alunos redigiram as poesias criadas por eles e previamente corrigidas em sala de aula pela professora e no Paint - crianção de desenhos, os alunos criaram os desenhos para ilustrar as poesias.
A atividade aconteceu em 4 aulas, com muita participação dos alunos.
No momento da avaliação, foi possível constatar pelas falas dos alunos o que aprenderam sobre o conteúdo e sobre a utilização das ferramentas dos programas utilizados. A turma 42 colocou outras sugestões para construção do livro. Que são elas:
* escolher um título;
* colocar na capa uma foto 3X4 de cada aluno, se possível como se cada aluno fosse um planeta. Na reflexão deles: no nosso sistema solar tem somente nove, mas no universo existem outros! Desta forma podemos ter um planeta para cada foto.
* colocar o nome dos alunos e uma foto da turma na contracapa
* contar como foi fazer o trabalho, quantos dias levou, o que aprenderam - apresentação
* colocar o nome das histórias - índice
* e se possível vender o livro para ganhar um dinheirinho!!!!Mas sem imagens copiadas!
O mais interessante no momento da avaliação foi a reflexão sobre a amizade e o compromisso com o trabalho. Conseguiram perceber a importância do trabalho em dupla e como tendo compromisso e participação foi mais rápido fazer a atividade. Lembraram que no ano passado levaram quase o ano todo para fazer o livro das Olimpíadas e o Livro do Meio Ambiente, por causa das brincadeiras e falta de responsabilidade com o trabalho.
PARTICIPAÇÃO, COMPROMISSO, INVESTIGAÇÃO, PESQUISA, CRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO! São palavras colocadas na nossa sala informatizada e que as turmas utilizaram muito bem!

"APRENDENDO A NAVEGAR NO CONHECIMENTO PARA UMA VIDA MAIS HUMANA"
Lema do nosso P.P.P - Projeto Político Pedagógico

Nenhum comentário: