"APRENDENDO A NAVEGAR NO CONHECIMENTO PARA UMA VIDA MAIS HUMANA."
Lema do Projeto Político Pedagógico

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

I Mostra Cultural do Livro e 4@ Jornada TIC e Educação


Aconteceu nos dia 3 e 4 de novembro, no Auditório da Fecomércio (rua Felipe Schmidt, 785 – centro), através da Coordenadoria de Bibliotecas Escolares e do Núcleo de Tecnologia Educacional, do Departamento Mídia e Conhecimento, a I Mostra Cultural Municipal do Livro e a 4@ Jornada TIC & Educação. O evento faz parte do Programa de Formação Continuada em Mídia-Educação e Cidadania e, tem como objetivo promover ampla discussão acerca da prática didática de leitura e escrita por meio das mídias e compartilhar relatos de experiências de educadores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
Nossa escola participou do evento expondo os trabalhos das turmas 32, 33 e 43, realizados na sala informatizada.
As turmas 32 e 33 mostrou os livros entitulados " Os inimigos e protetores do Meio Ambiente". Este trabalho foi realizado na disciplina de ciências e geografia pela Profª Deise Müller, com estudantes de 3ª série em colaboração com a Sala Informatizada da Escola. Os eixos temáticos trabalhados estavam relacionados aos estudantes e o espaço que vive, seu ambiente e as inúmeras relações estabelecidas. Foram elencados conceitos ligados à educação ambiental (conhecer e relacionar-se com o espaço natural, agindo de maneira positiva conservando recursos e evitando a poluição) e as necessidades humanas (água, ar, alimentos, habitação, saúde e saneamento) confrontando com as reais condições que os recursos naturais se encontram em nosso espaço de convívio e a ação humana.
Ao considerar como metas da Educação a formação integral do cidadão temos que envolver os estudantes em propostas concretas e subsidiá-los com o conhecimento universal produzido historicamente, afim de que eles possam manisfestar-se através dos elementos da comunicação humana: a expressão oral, escrita e plástica agregados as inovações tecnológicas. Desta forma, no editor de texto Word, produziram o livro.

A turma 43 mostrou o livro entitulado "Diário de Viagem". Ao assistir o filme Diário de Motocicleta do diretor Walter Salles inicia-se o projeto de descrever as descobertas advindas de uma viagem. Os estudantes atentos ao enredo e paisagens do filme foram se envolvendo pela motivação por conhecer novos lugares.
Em seguida a viagem prosseguiu na Sala Informatizada utilizando o programa Google Earth e pesquisas na internet. A exploração inicial do programa começou pela localização do planeta Terra no Universo, depois visualizamos as áreas de terra (continentes) e áreas de água (oceanos) do Planeta. Fomos aproximando a imagem da América Latina-Brasil-Argentina. Após a atividade inicial fomos fazendo as visitas pelas localidades descritas e apresentadas no filme. Paralelamente os estudantes faziam as anotações das suas descobertas durante a viagem virtual. O final do filme acontece na Venezuela e a partir daí, dá-se início da viagem pelo Brasil começando pelo bioma Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e campos. Muitas visitas aos biomas brasileiros foram realizadas através do programa Google Earth e pesquisas na internet em sites adequados buscando informações e imagens. O material coletado foi organizado no Diário de Viagem que está serviu para contar a viagem da turma 43.

Nenhum comentário: